Reunião da Aliança Teleperformance em Madrid destaca saúde mental, IA e proteção dos trabalhadores
Nos dias 18 e 19 de setembro de 2024, a UNI Global Union realizou em Madrid a reunião da Aliança Teleperformance, com a participação de representantes de mais de 20 países, entre os países participantes, destacaram-se Jamaica, Colômbia, Filipinas e Alemanha, além de outros. Nós, como representantes do Brasil, participamos na condição de dirigentes. Durante o encontro, foram analisados os benefícios do acordo global, apresentados relatórios sobre os avanços na sua implementação e debatidas as prioridades de ação para o futuro próximo. Houve uma ênfase especial na relevância da saúde mental dos funcionários da Teleperformance e do setor de contact center.
Um dos temas mais urgentes discutidos foi o impacto do trabalho de moderação de conteúdo sobre os trabalhadores, destacando-se a necessidade urgente de ativar todos os mecanismos de proteção. Outros assuntos prioritários incluíram a gestão de chamadas com violência de terceiros, a avaliação do impacto da inteligência artificial e sua implementação negociada, além da regulamentação de uma monitorização proporcional dos funcionários.
A formação e a organização também foram temas chave durante a reunião, com todos os participantes reconhecendo a importância da organização para o desenvolvimento dos direitos laborais nos locais de trabalho.
Além disso, foi acordada a criação de um grupo de trabalho sobre segurança e saúde, que, por meio da coordenação entre diferentes regiões, irá coletar informações sobre os problemas presentes nos centros de contato. Esse trabalho servirá de suporte nas discussões a nível global.