TIM: Negociações Salariais
TIM oferece correção pelo INPC, 5,05%, para VA/VR e parte dos salários. Abono pode chegar até R$ 2.000,00, pagos em outubro/2025.
Após 4 reuniões de negociações com a TIM, que exigiu da Comissão da Federação Livre, um esforço imenso, finalmente temos uma proposta para ser apresentada para os trabalhadores.
A empresa iniciou o processo de negociação oferecendo 3% para salários e benefícios, em fevereiro, e abono de R$ 1.000,00. Nesta 5ª reunião presencial realizada no RJ, foram necessárias seis rodadas para arrancar uma proposta razoável a ser apreciada em assembleia. A Comissão de Negociação da Federação Livre conseguiu chegar ao INPC (5,05%) para VA/VR e parte dos salários em Janeiro/26. O abono pode chegar até R$ 2.000,00 pago em outubro/2025.
Live para explicar a proposta será feita na quarta-feira, 15/10, às 19h, nos canais da Federação Livre (horário de Brasília)
Foram dois dias de reuniões presenciais no Rio de Janeiro (7 e 8/10), com muito vai e vem de propostas e contrapropostas para se chegar a uma que os trabalhadores possam avaliar e decidir se aceitam o que foi negociado pela Comissão da Federação Livre, junto à Gerência de Relações Trabalhistas da TIM Brasil.
Na quarta-feira, ao fim da tarde, a empresa fez sua última contraproposta para os itens econômicos do aditivo ao Acordo Coletivo 2024-2026.
PROPOSTA FINAL QUE SERÁ LEVADA PARA ASSEMBLEIA
DIA 16/10 PELA INTERNET, https//sinttel.votabem.com.br, das 7 às 17h (horário de Brasília)
Reajuste para os salários em janeiro de 2026
4% para o pessoal administrativo e cargos manager e coordenadores (exceto executivos),
5,05% para trabalhadores de Call Center e Lojas, incluindo gerentes, consultores e supervisores.
Ampliação do Beneflex a partir de março de 2026 para o pessoal administrativo e cargos manager e coordenadores (exceto executivos)
Ampliar para 3,35% com o mínimo de R$ 220,00. A empresa propõe compensar no Beneflex o reajuste integral do INPC que ela não oferece nos salários com + 1,05%, totalizando 3,35%.
Abono Salarial Compensatório em outubro de 2025
R$ 2.000,00 para o pessoal administrativo e cargo manager e coordenadores (exceto executivos).
R$ 1.800,00 para trabalhadores de Call Center e Lojas, incluindo gerentes e supervisores.
SOMENTE para os admitidos até 31/08/2025 e ativos em 31/10/2025, dia do pagamento.
Quem entrou na empresa a partir de 1 de setembro, não tem direito.
Prêmio extra em dezembro de 2025
Crédito extra no VA/VR de R$ 375,00
Reajuste nos benefícios em janeiro de 2026
5,05% para o VA/VR Call Center e Lojas, incluindo gerentes e supervisores,
5,05%% para o pessoal administrativo e cargo manager (exceto executivos),
6,25% para o Auxílio-creche/babá. O novo valor passaria para R$ 850,00
6,92% para o Auxílio dependente SCMA. O novo valor passaria para R$ 1.390,00
9,09% para Ajuda de Custo Call Center. O novo valor passaria para R$120,00
5,49% para Auxílio Nutrição Infantil. O novo valor passaria para R$ 250,00
Fazem parte da proposta, conquistas de direitos nas cláusulas sociais:
Férias de final de ano 2025
– A Tim propõe férias antecipadas de 5 dias corridos, iniciando no dia 26/12/25 e terminando no dia 30/12. Propõe também conceder e adicionar — por liberalidade — folgas remuneradas nos dias 24/12, 31/12 de 2025 e 02/01/2026. Essa proposta totaliza 12 dias corridos somando com os feriados e finais de semana. Os 5 dias corridos serão considerados como férias antecipadas.
– Nos dias 22 e 23/12 trabalhadores que atuam nesse modelo de trabalho podem fazê-lo remotamente.
– Nessa proposta estarão excluídas as áreas de atendimento ao cliente, escalas e atividades essenciais e de risco ao negócio em cada operação.
Revisão das escalas de trabalho 6×1
A Tim propõe avaliar internamente a viabilidade de revisão das escalas 6×1;
Competências digitais e Inteligência Artificial(AI)
A Tim propõe realizar capacitação e treinamento dos trabalhadores, objetivando adaptar ao ambiente de trabalho e garantir a empregabilidade diante das mudanças do mundo do trabalho. As iniciativas incluem treinamento presencial e virtual, workshops, acesso à plataforma de aprendizagem, inovação para aprimoramento do corpo técnico, tudo alinhado às necessidades da empresa, com inclusão digital e o uso ético e responsável das tecnologias digitais. As ações de capacitação dos empregados serão feitas durante a jornada de trabalho, sem prejuízo da remuneração;
Novo Cargo, Jornada e Escala nas atividades sem preponderância do atendimento via telefone, rádio com uso simultâneo de terminais de computador
Criação de novo cargo de Relacionamento ao Cliente
Jornada 5×2 a partir de março de 2026 – para atividades de backoffice (exceto atendimento que caracterize teleatendimento e telemarketing)
A empresa vai criar um cargo com jornada de 8h (200h mensais). Com isso os salários (backoffice) terão reajuste de 11%. Serão elegíveis ao banco de horas; terão reajuste de 20% a mais no VA/VR devido ao número de dias trabalhados. Será mantido o teletrabalho com ajuda de custo.
A empresa vai priorizar aqueles empregados que se candidatarem e oportunizar transferência para o front-end dos que não tiverem disponibilidade.
Troca de aparelhos celulares
A Tim propõe até junho de 2026 a troca dos aparelhos celulares dos empregados do grupo financeiro 1, 2 e 3.
Saúde mental
A empresa propõe, em conformidade da NR 01, fazer a prevenção dos riscos psicossociais para promover a saúde mental dos empregados, especialmente no capítulo 1.5 que trata do gerenciamento de riscos ocupacionais.
Dentre as ações que ela propõe, estão: suporte e atendimento psicológico com foco no acolhimento, prevenção e tratamento de transtornos emocionais e metais; campanhas educativas, palestras e oficinas sobre as doenças e os transtornos mentais;
Acima, é a proposta final da empresa que deve ser avaliada em assembleia convocada nos estados do AM, ES, MA, PE, RJ e RO no dia 16 de outubro pela internet, neste link https://sinttel.votabem.com.br