Claro: Inicia Negociação ACT/PPR 2024

Na 1ª rodada de negociação entre a CLARO e a Comissão Nacional da Federação LIVRE, realizada em 11 de setembro, a empresa demonstrou interesse em concluir as negociações das cláusulas econômicas até o final de outubro. A Comissão reiterou a importância de avançar no reajuste salarial, respeitando a data-base de 1° de setembro, com aumento real para pisos e salários sem fracionamento. Também foram destacadas questões relacionadas à qualificação profissional diante das novas tecnologias, com a empresa informando que ainda está formatando uma proposta.

CASO TELOS

A Comissão enfatizou a necessidade de uma resolução para o fundo de pensão TELOS, questionando a proposta da CLARO de se apropriar de R$ 150 milhões do fundo, sem repassar valores devidos a aposentados e contribuintes. A proposta está sob análise da ANS, mas já tem a anuência do Conselho Deliberativo, onde a CLARO possui maioria. A empresa afirmou que no final o risco é dela.

TERCEIRIZADAS

Foi discutida a gestão inadequada das empresas terceirizadas da CLARO, que frequentemente descumprem convenções coletivas e abandonam os trabalhadores. A Federação LIVRE e os sindicatos exigem mudanças na gestão. A empresa mencionou que está realizando estudos, mas ainda não tem um formato definido para apresentar.

OUTRAS REIVINDICAÇÕES

Home Office:

A empresa informou que apenas dois departamentos (COP e COP Rede) mantêm home office 100%, enquanto outros setores administrativos podem trabalhar remotamente até 2 dias por semana.

Redução de VA/VR x Jornada de Trabalho:

Denúncias apontam redução no valor do benefício em alguns setores devido à jornada de trabalho reduzida.

Promoção x Aumento de Jornada:

Alguns trabalhadores promovidos tiveram aumento na jornada para 44h, o que gerou insatisfação e pedidos de revisão. Plano de Saúde e Lojas: Foram discutidas questões como altos valores de coparticipação do plano de saúde e a insegurança e metas abusivas enfrentadas pelos trabalhadores das lojas.

PPR 2024 – RESULTADO PARCIAL

A Claro apresentou os resultados parciais do PPR 2024, acumulados até julho/24

• Claro Brasil: 74,6 = 2,67 salários;

• Claro Empresarial: 73,25 = 2,64 salários;

• Claro Consumo: 71,23 = 2,56 salários

Segundo a empresa, o Consumo há grande possibilidade de crescer mais porque o segundo semestre tem as campanhas de vendas em novembro e as vendas de fim de ano. Novamente a Claro pretende negociar ACT e PPR 2024 em uma única proposta. A reunião terminou sem nova agenda definida para a próxima semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *