VTAL: Negociações avançaram

Voltamos a nos reunir nesta terça-feira (24//09) com a diretoria da V.tal. Foi possível avançar em certos pontos, e alguns consensos puderam ser construídos, mas, sem dúvida, ainda falta algo mais para que um acordo seja fechado!

Demorou, mas a empresa melhorou sua contraproposta e concordou que o reajuste salarial seja de 100% da inflação do período (3,71%). No entanto, quer limitar esse reajuste a quem recebe até R$ 8.000,00 (o que não aceitamos).

Nossa resposta foi um reajuste para todos de 4%, além de um acréscimo de R$ 500,00 em tíquete no dia 20/12 como Cesta Natalina. Com relação ao auxílio-creche, chegamos a um entendimento: o limite de idade para os pais aumentará em 1 ano (de 3 para 4 anos) e, no caso das mães, o limite será prorrogado para o restante do ano em que a criança completar 7 anos. Um ponto de discórdia continua sendo o empréstimo de férias.

A direção da empresa recuou da ideia de eliminar esta importante cláusula do nosso acordo coletivo, mas quer impor limitações para a concessão deste benefício (o que não aceitamos). Quanto ao reajuste do VA/VR e do Auxílio-medicamento, a em- presa concordou em reajustá-los pelos mesmos 3,71%, mas continuamos insistindo em 10%.

E agora?

Como ainda não foi possível chegarmos a um entendimento geral, concluímos que há necessidade de um último esforço. Nossa pauta de reivindicações foi enxuta, mas contém itens muito importantes que ultrapassam a V.tal de hoje.

Sabemos que a realidade da empresa está mudando e mudará ainda mais a partir do próximo ano. Estamos pensando também no futuro! Queremos discutir a relação com as empresas terceirizadas e como ficarão as centenas de trabalhadores que migrarão em breve para a V.tal.

Ao final da reunião, decidimos, de comum acordo, realizar um último esforço envolvendo todos os sindicatos para construir uma proposta que possa ser aplicada em todo o país. Ainda não foi definida uma data, mas provavelmente, na próxima semana, estaremos novamente reunidos para buscar um entendimento final. Fique ligado no seu sindicato. Fique ligado na Livre!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *