Federação assegura INPCe mantém conquistas na VIVO

Após cinco rodadas de intensas negociações, a Comissão de Negociação da Federação Livre conquistou avanços significativos na mesa com a VIVO, garantindo reajustes de 100% do INPC (5,05%) e impedindo a retirada de direitos históricos da categoria, como o plano de saúde com cobertura para dependentes.

As discussões foram marcadas por momentos de tensão. A empresa chegou a propor mudanças que ameaçavam conquistas de anos, mas a resistência firme dos representantes do Sinttel impediu retrocessos. “Não aceitamos qualquer retirada de direitos. A VIVO precisou recuar e manter as condições atuais do plano de saúde”, destacou o coordenador da comissão, José de Anchieta, diretor do Sinttel-PE e da Federação Livre.

A rodada decisiva começou no dia 16 de outubro, em São Paulo, e se estendeu por todo o dia sem avanços. As primeiras propostas apresentadas pela VIVO para salários e benefícios foram consideradas pífias, por ficarem abaixo da inflação. A Comissão da Livre reagiu com firmeza, ressaltando os ganhos e resultados obtidos pela empresa ao longo do ano e cobrando valorização justa dos trabalhadores e trabalhadoras que garantem esse desempenho.

Além da reposição salarial, a Federação Livre propôs a inclusão de novas cláusulas no Acordo Coletivo, abordando Inteligência Artificial, a Norma Regulamentadora nº 1 (NR1) e o debate sobre a jornada 6×1, além de solicitar uma agenda específica para tratar dos temas da rede, como pisos, tíquete-alimentação e variável.

Diante da pressão, os representantes da empresa pediram tempo para reavaliar os pontos levantados. A negociação foi retomada no dia 17 de outubro, quando a VIVO apresentou a proposta final do ACT 2025/2026:


Principais pontos da proposta

  • Reajuste salarial e pisos: 100% do INPC (5,05%) em agosto/2026.
  • Abono indenizatório: 90% do salário nominal, com mínimo de R$ 2.000,00, pago em 14/11/2025 (caso a proposta seja aprovada em assembleia).
  • VR/VA: reajuste de 5,05% em agosto/2026 e carga antecipada de 85% do valor mensal atual em 24/11/2025.
  • Demais benefícios: reajuste de 100% do INPC (5,05%) em setembro/2025, com exceção da locação de veículo (agosto/2026) e do KM rodado (janeiro/2026).
  • Vigência: 1 ano — de setembro/2025 a agosto/2026.
  • Manutenção de todas as cláusulas do ACT 2024.

A Comissão também garantiu uma conquista importante para os trabalhadores de campo afastados por doença: o pagamento de 30% do valor total do vale-alimentação durante até dois meses de afastamento.


Contribuição assistencial

Para custear as despesas sindicais decorrentes das negociações, ficou definida uma contribuição assistencial de 4% sobre o salário base, dividida em quatro parcelas de 1% (novembro/2025, janeiro/2026, março/2026 e maio/2026), cada uma limitada a R$ 100,00.

Os sindicatos do AM, ES, MA, PE, RJ e RO informarão às suas bases o prazo para manifestação de oposição ao desconto.

A proposta final da empresa será submetida à votação dos trabalhadores e trabalhadoras no dia 22 de outubro, de forma virtual, através do link: https://sinttel.votabem.com.br.


Comissão de Negociação da Federação Livre na VIVO

A comissão foi coordenada por José de Anchieta (Sinttel-PE) e contou com a participação de Reginaldo Biluca (Sinttel-ES), Geraldo Almeida (Sinttel-RJ), Yeda Paura (Sinttel-RJ), Evaniel Brito (Sinttel-RO) e Roberto Wilhame (Sinttel-AM).

A Federação Livre ressaltou que o resultado representa uma vitória da unidade sindical e do diálogo responsável em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras da VIVO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *