V.TAL E NIO: Assembleia nesta próxima quarta, dia 22/10
Chegou ao final o processo de renovação dos Acordos Coletivos de Trabalho 2025 na V.tal e na Nio. Por mais um ano conseguimos chegar a um entendimento com os dirigentes das duas empresas e agora os trabalhadores irão deliberar sua aprovação em assembleia virtual que ocorrerá nos 6 estados da Livre (AM, ES, MA, PE, RJ e RO), na próxima quarta-feira dia 22/10.
Estes últimos dias foram de intensa negociação, mas temos que lembrar da seríssima dificuldade inicial, pois exatamente no mês passado estourou uma imensa crise envolvendo a V.tal e a Oi por conta do final de contrato de prestação de serviços da Serede. Crise que ainda se arrasta, mas fomos capazes de separar alhos de bugalhos e conseguimos construir um entendimento envolvendo nossa federação e as diretorias das empresas.
Primeiro, a V.tal e a Nio concordaram com nossa posição já externada desde o ano passado de fazer um adiantamento do PPR neste momento. Ocorrerá uma antecipação de 1 salário no próximo dia 31/10.
Em seguida, entendemos que nossa data-base é setembro, portanto os reajustes nos salários e benefícios devem ser aplicados de forma retroativa a setembro. Isto demorou um pouco, mas foi possível mais este acerto. Portanto, Salário-VA/VR-Creche-Medicamento-PCD-etc… todos serão reajustados de forma retroativa.
No caso do salário, uma novidade. A inflação acumulada foi de 5% (INPC), mas o reajuste será de 4%. Em compensação, R$ 1.000,00 de abono em janeiro/26. Foi um formato diferente, mas entendemos ser positivo!
Um outro fato que norteou esta negociação foi a intenção comum das empresas e nossa de buscar unificar o mais possível os acordos, já que constam diferenças entre eles. Por exemplo, os trabalhadores da Nio que são pais não têm o benefício auxílio-creche. Agora passarão a ter…
Evidente que ficou um gostinho de quero mais, afinal de contas ao buscar a unificação dos Acordos Coletivos em um caso ou outro o reajuste não foi o ideal em uma das empresas, para compensar que na outra o reajuste fosse mais elevado (e vice-versa). No entanto avaliamos que o saldo geral foi bom e orientamos a todos e a todas sua aprovação na assembleia da próxima semana.
Participe!